Nossas Metas
SIAB - Sistema de
Informação de Atenção Básica
O SIAB foi desenvolvido como
instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua
formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária,
completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com
que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes.
O SIAB produz relatórios que auxiliam
as próprias equipes, as unidades básicas de saúde às quais estão ligadas e os
gestores municipais a acompanharem o trabalho e avaliarem a sua qualidade.
Os relatórios que o SIAB emite
permitem conhecer a realidade sócio-sanitária da população acompanhada, avaliar
a adequação dos serviços de saúde oferecidos e readequá-los, sempre que
necessário - e, por fim, melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
A equipe de saúde da Família do CMS
Prof. Antenor nacentes está sendo treinada a melhorar os registros do SIAB,
instrumento fundamental de análise da Rede de Atenção Primária de Saúde no Rio
de Janeiro. Segue as tabelas com as duas fontes de dados os instrumentos de
papel de levantamentos de dados do SIAB e a informação oferecida pelo
prontuário eletrônico.
Estratégias para Alcançar
a Meta:
1) ACS: Antes da
consulta no guichê verificar se o CPF do paciente já esta cadastrado.
2) ACS: Atualizar os
cadastros, atualizar as Ficha A e B impressas e as mesmas no sistema colocando
dados como endereço, vinculando todas as famílias a equipe.
3) O enfermeiro deverá
semanalmente monitorar a atualização das fichas impressas e no sistema,
ressaltando em planilha própria as principais pendências por família,
morbidades, situações de vulnerabilidade. Mensalmente com a gerência.
4) Médico, enfermeiro
e dentista devem ressaltar a importância do CPF para completar o cadastro do
paciente na hora da consulta ou VD.
5) Somente em casos de
urgência atender pessoas fora da área.
Estratégias para Alcançar
a Meta:
1) A equipe deverá ter
todas as suas consultas agendadas no sistema, médica, enfermeiro e dentista.
2) A equipe (médico,
enfermeiro e dentista) deve organizar suas agendas de maneira que todos atendam
demanda espontânea e programada.
Monitoramento: Semanalmente
pela gerência.
Estratégias e responsáveis para
Alcançar a Meta:
1) A Equipe com 4.000
pessoas cadastradas deverá fazer 1.040 visitas em 3 meses, 358 por mês somando
todos os integrantes da equipe.
2) TODOS os membros da
equipe deverão realizar visitas domiciliares semanalmente, colocar todos os
registros no vitaHiscare no mesmo dia.
Monitoramento: Dia 10, 20 e
30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo
junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar
a Meta:
1) A equipe deverá
realizar no mínimo 4 grupos por mês.
2) Estão incluídos os
grupos realizados em escolas, creches, igrejas e espaços fora da unidade.
3) Cada grupo deverá
ser lançado no sistema no mesmo dia que aconteceu, a equipe deverá escolher um
responsável em cada grupo para esta ação.
4) As equipes deverão
realizar grupos mensais de: Planejamento Familiar, Saúde do Adulto (HA e DM),
Gestantes, Crianças, Saúde na escola, Saúde da Mulher (entrega de preventivos),
Escovação.
Monitoramento: Dia 10, 20 e
30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo
junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar
a Meta:
1) Distribuir por
equipe ou para cada preceptor uma carteira de serviços impressa para que cada
uma possa colocar as ações que já realizam.
2) Analisar por equipe
o que falta em cada equipe para atingir a meta.
3) Realizar
treinamento em serviço com os RTs com médicos e enfermeiros que precisarem.
4) Analisar se na
unidade tem material para realizar todos os procedimentos necessários.
Monitoramento: Mensalmente todo
dia 25 de cada mês pela gerência.
Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Fazer levantamento
do numero de mulheres cadastradas dentro da faixa etária, relatório do vitaHiscare
.
2) A equipe deverá
organizar a sua vigilância em saúde dos grupos programados, através de planilha
com nome, idade, data do último exame. O relatório da variável 3 já esta
fornecendo estes dados.
3) Inserir no sistema
em exames complementares o resultado do exame de preventivo de todas as
mulheres dentro da faixa etária que já realizaram o exame na unidade nos
últimos 3 anos.
4) Nas visitas
domiciliares o ACS deverá fazer a busca ativa de todas as mulheres dentro da
faixa etária e anotar o resultado e data do último exame.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30
de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo junto
com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Planilha nominal
com todos os diabéticos da equipe separada por microárea, data da última
consulta com enfermeiro ou médico da equipe e se fazem uso de insulina. O
relatório da variável 3 já fornece este dado.
2) Médico e enfermeiro
inserir Linha de Cuidado para todos os diabéticos da área no Sistema.
3) Os ACS deverão
sinalizar como doença referida no cadastro e depois atualizar as fichas B no
sistema.
4) Planejar consultas
do médico e da enfermeira para o mesmo dia e atualizar as fichas B dos
diabéticos de difícil acesso em casa, para os próximos 4 meses.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30
de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo junto
com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar
a Meta:
1) Planilha nominal com todos os
hipertensos da equipe separada por microárea, data da última consulta com
enfermeiro ou médico da equipe e valor da PA. O relatório da variável 3 já
fornece este dado.
2) Médico e enfermeiro inserir Linha
de Cuidado para todos os hipertensos da área no Sistema.
3) Os ACS deverão sinalizar como
doença referida no cadastro e depois atualizar as fichas B no sistema
4) Registrar o valor da PA de todos
os hipertensos que participarem de grupo, consultas ou estiverem na unidade.
5) O técnico de enfermagem irá
registrar o valor da PA de seus cadastrados na Clínica ou em VD. A partir de
agosto.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30
de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo junto
com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Planilha nominal com todas as
crianças de até 2 anos da equipe separada por microárea, data da última
consulta com enfermeiro ou médico da equipe, data da participação do último
grupo, cartão espelho de vacina na unidade. O relatório da variável 3 já
fornece este dado.
2) Médico e enfermeiro inserir Linha
de Cuidado para todas as crianças da área no Sistema.
3) Técnicos de enfermagem: TODAS as
crianças deverão ter seu cartão espelho na equipe e uma cópia grampeada na ficha
C para que seja atualizado na visita pelo ACS junto com atualização da Ficha .
4) Técnico, enfermeiro e
médico: Atualizar todos os cartões espelhos no sistema durante a consulta
de puericultura.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30
de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo junto
com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar
a Meta:
1) Planilha nominal com todas as
crianças de 2 a 6 anos da equipe separada por microárea, cartão espelho de
vacina na unidade.
2) Médico e enfermeiro inserir Linha
de Cuidado para todas as crianças da área no Sistema.
3) Técnicos de enfermagem: TODAS as
crianças deverão ter seu cartão espelho na equipe e uma cópia grampeada na
ficha C para que seja atualizado na visita pelo ACS.
4) Técnico, enfermeiro e
médico: Atualizar todos os cartões espelhos no sistema
5) Se necessário fazer mutirão de
atualização no sistema de cartão espelho num sábado.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30
de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo junto
com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Planilha nominal com todos as
gestantes da equipe, data da última consulta com enfermeiro ou médico, valor de
exames.
2) Todas mulheres com exame de TIG
positivo deverão ter sua consulta agendada de pré-natal para no máximo 1
semana.
3) Médico e enfermeiro inserir na
Linha de Cuidado para todas as gestantes da área no Sistema.
4) Atualizar todos os cadastros das
gestantes e fichas B no sistema ( 100% por mês)
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30
de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo junto
com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Incluir na planilha nominal de
crianças até 2 anos da equipe, DN, data da última consulta com enfermeiro
ou médico da equipe, data da participação do último grupo, cartão espelho de
vacina na unidade. . O relatório da variável 3 já fornece este dado.
2) Cadastrar a criança no mês que ela
nasceu, atualizar ficha A e fichas B no sistema.
3) Médico e enfermeiro inserir Linha
de Cuidado para todas crianças da área no Sistema
4) Registrar de maneira correta
consulta de puericultura.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30
de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo junto
com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Todas as guias de referência
deverão ser impressas pelo sistema.
2) A equipe deverá fazer uma lista
nominal dos pacientes que foram encaminhados a atenção secundária, data de
solicitação e data de liberação.
Monitoramento: Dia 10, 20 e 30
de cada mês pela gerência, gerando relatório do vitaHiscare e discutindo junto
com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a Meta:
1) Verificar hoje a nossa taxa de
absenteísmo com a CAP
2) relatório gerado pelo SISREG.
Monitoramento: mensalmente pelo
SISREG
>>> Indicadores alcançados:
A2. Percentagem de
demanda espontânea em relação à programada
A3. Taxa de visitas
domiciliares por 1.000 inscritos
A5. Taxa de itens da
carteira de serviços implementados
D7. Percentagem de
primeiras consultas de puericultura efetuadas até 28 dias
D8. Proporção de altas,
no tratamento odontológico, dos usuàrios que iniciaram tratamento
E1. Custo médio dos
medicamentos prescritos por usuário
E2. Custo médio de
serviços de apoio diagnóstico e terapia previstos por usuário
E3. Percentagem de medicamentos prescritos da REMUNE
E4. Percentagem de pacientes
encaminhados em relação ao número de pacientes atendidos
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Nossa primeira meta é a promoção de saúde e prevenção de doenças. E é através de grupos, palestras, debates e visitas domiciliares que alcançamos este nosso objetivo.
A assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) é o foco principal de nossa unidade.
No texto abaixo você pode conhecer a Estratégia Saúde da Família (ESF) e compreender seus objetivos e desafios.
Vamos falar um pouco sobre o que é a Estratégia Saúde da Família?
Na década de 70, cresceu a discussão para formulações de programas de saúde que buscassem integrar ações preventivas e curativas. Ou seja, o cuidado médico centrado na pessoa e não mais na doença e o reconhecimento de que os problemas de saúde possuem dimensões físicas, psicológicas, sociais, culturais e existenciais.
A constituição de um novo modelo de saúde se fez necessário. Modelo este baseado na integralidade (o paciente como um todo), multiprofissionalidade e abordagem biopsicossocial do paciente.
Em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) foi criado pelo Ministério da Saúde. Tendo como propósito: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorarando a qualidade de vida dos brasileiros. Apenas em 1988, a Constituição Federal implementou a saúde como direito de todos. Antes, o atendimento à saúde era oferecido pelo Estado a quem tinha vínculo empregatício e carteira assinada. Outras pessoas tinham acesso à saúde, não como um direito, mas como um favor. Com a criação do Sistema Único da Saúde (SUS) surgem alguns princípios básicos de atendimento à saúde: universalidade, eqüidade, integralidade, hierarquização e controle social. Todos os cidadãos, na teoria, passam a ter acesso à saúde. São criados os centros de atenção básica. Na ótica desse modelo, as pessoas buscam a unidade de saúde, que precisa dar conta da procura.
Os pioneiros da Estratégia Saúde da Família no Brasil foram: Sobral (CE), Quixadá (CE), Camaragibe (PE) e Campina Grande (PA).
Atualmente, o município do Rio de Janeiro vem ampliando o número de equipes de Saúde da Família,sendo a área programática 3.2 ( o qual situa-se este PSF) uma área em franca expansão.Estão sendo inauguradas nos últimos meses divesas Clínicas da Família sendo previsto mais inaugurações durante o ano.
Vamos agora falar um pouco sobre o papel de cada profissional da Saúde da Família:
Agente Comunitário de Saúde:
Desenvolve ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita.Está em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando a promoção da saúde e a prevenção das doenças.Desenvolve também vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco.
O Agente Comunitário de Saúde cadastra e acompanha todas as pessoas de sua microárea.
O Enfermeiro:
Realiza assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações,etc), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade.Realiza consulta de enfermagem e ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
O Médico:
Realiza assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade.Realiza consultas clínicas e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, etc).Realiza atividades de demanda espontânea e programada e,quando necessário,encaminha usuários a serviços de média e alta complexidade, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário.Realiza ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
O Técnico de Enfermagem:
Participa das atividades de assistência básica e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc).Realiza ações de educação em saúde a grupos específicos,famílias em situação de risco e à comunidade.
O Cirurgião Dentista:
Realiza os procedimentos clínicos da Atenção Básica em Saúde Bucal, atenção integral em Saúde Bucal (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) individual e coletiva à todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos.Encaminha e orienta usuários, quando necessário, a outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento.Participa de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças.
O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB):
Realiza ações de promoção e prevenção em Saúde Bucal para as famílias, grupos e indivíduos.Instrumentaliza e auxilia o Cirurgião Dentista e/ou o TSB nos procedimentos clínicos.Acompanha, apoia e desenvolver atividades referentes à Saúde Bucal com os demais membros da equipe de Saúde da Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
O Técnico de Saúde Bucal (TSB):
Realiza procedimentos preventivos, individuais ou coletivos,escovação e atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças.
O Auxiliar Administrativo:
Mantem documentos arquivados e organizados.Envia relatórios de atividades, assim como as estatísticas.Agenda pacientes em Central de Regulação do município - SISREG.Organiza o atendimento e da apoio ao trabalho da equipe de Saúde da Família.Realiza ações de promoção de Saúde para grupos e indivíduos.
O Agente de Vigilância Epidemiológica:
Em contato com a população em seus domicílios,o agente tem como função observar,orientar e notificar situações de risco epidemiológico.Participam de ações de promoção de Saúde e prevenção de doenças.
Serviços Gerais:
Responsáveis pela limpeza das salas, consultórios, responsáveis pela remoção do lixo infectado e lixo comum, limpeza geral da unidade.
Os Vigilantes:
São responsáveis por zelar,junto com os demais profissionais e usu´raios,pelos euqipamentos e materiais da unidade.
Sobre o funcionamento da unidade:
As consultas médicas,de enfermagem e odontológica são consultas agendadas.O agendamento pode ser feito com a Agente Comunitária responsável ou diretamente na unidade.
Além das consultas,realizamos visitas domiciliares aos usuários acamados, impossibiltados de locomover-se à unidade ou em risco.
Temos turnos específicos para grupos onde a promoção de saúde é o foco.
Na entrada da unidade fica exposto o cronograma de atividades da unidade.