Conheça esta História


O milagre de nascer








Tenho duas histórias para contar. E as duas igualmente emocionantes. Acompanhei de perto o pré-natal de minha usuária V..V. teve um pré-natal tranquilo,com muita alegria na espera de seu primeiro bebê. Mas junto com as alegrias da primeira gestação existiam os medos e as dúvidas. E como era de se esperar, após o grande vínculo que fizemos, V. recorria a mim para sanar suas dúvidas e ajudá-la a compreender seus medos. Quando alguma dúvida também me batia, ia para minha equipe tentar solucionar, acolhendo V. da melhor forma possível. Porém, o mais belo e incrível aconteceu. V. já estava no fim da gestação e no momento que começou a sentir as contrações me ligou. Estava com ansiedade em ver o rostinho do bebê e com aquele medo normal que toda mulher tem. Ela me chamou para acompanhá-la junto com seu marido até à maternidade. E lá fomos. Mas mais uma vez me surpreendi com tamanha confiança, carinho e vínculo. V. pediu para mim que entrasse na sala de parto e acompanhasse o nascimento de seu primeiro filho. E foi assim que assisti pela primeira vez um parto. Mas não foi um parto qualquer. Foi o parto do meu mais novo usuário.


ACS Jane D'arc de Freitas.
email:psfpan@gmail.com

...................................................................................................................................................................

A história de seu Joaquim


Essa história, vivida tão intensamente por mim e por toda equipe começou com um início bem complicado. Seu Joaquim morava só há anos. Já idoso, nunca havia tido filhos e não tinha nenhum parente próximo na cidade do Rio. Ele era do Nordeste. Seu Joaquim, portador de pressão alta ,estava cada vez mais descuidado com sua alimentação e com seus auto-cuidados. A casa estava desorganizada, assim como muitas coisas em sua vida. A equipe sempre de perto acompanhando, fazendo visitas domiciliares, tentou de muitas maneiras alertar seu Joaquim sobre a importância da sua alimentação, de tomar os remédios e cuidar de si e da casa. Porém, seu Joaquim parecia não mais compreender tão bem. Esquecia se tinha comido, tomado o remédio. estava confuso. Diversas vezes eu e a técnica de enfermagem o ajudava a banhar-se e vestir-se. A situação preocupava  a todos da equipe. Contatos com parcerias, como o CRAS e o NASF, nos foram muito importantes. Porém, através de muita procura, encontramos o número de telefone de seu sobrinho do Nordeste e contactamos com ele. Para nossa felicidade, seu sobrinho veio do Nordeste atrás de seu Joaquim. Percebeu que agora ele precisaria de mais cuidados, de carinho de alguém próximo, de atenção. E assim foi. Hoje seu Joaquim está bem, mora um pouco distante de nós, mas seu sobrinho fez questão de nos mandar belas fotos dele com os familiares, inclusive com um irmão que não via  há anos. A equipe está muito feliz!


ACS Jane D'arc de Freitas.
email:psfpan@gmail.com

...................................................................................................................................................................


Assistência: Uma aula de vida.












Há algo que gostaria de contar para vocês.Gostaria de contar uma história,não sei se há um final feliz ou triste.Mas é um linda história,de muito aprendizado pra mim.
Ser agente comunitário de saúde é algo muito misterioso.Misterioso porque a princípio pensava que eu iria entregar marcações de consultas,falar sobre promoção de saúde,prevenção de saúde.Era observar áreas e situações de risco.Era alertar a equipe.Mas após 4 anos de trabalho aqui percebo que é muito mais.Nunca havia sido profissional da saúde mas agora entendo muito bem que saúde é muito além do que ausência de doença.Trabalhar com saúde é saber ouvir,compreender,dividir experiências.
Foi assim que aprendi com Srº D..Um idoso de 80 anos que acompanhei desde o início de meu trabalho no PSF.Srº D. era casado e  além da função de marido a exercia a função de cuidador.Usuário de álcool observamos que ele precisava de apoio familiar não apenas para cuidar de sua esposa mas para que tivesse carinho e compreensão para enfrentar o alcoolismo.Sempre em contato com a família e realizando contínuas conversas com os familiares para que dessem apoio, observava de perto a situação que ele passava.Hipertenso de longo data,sempre com a pressão não controlada e com um olhar de tristeza e solidão,era alguém o qual algo gostaria de mudar.Sua qualidade de vida,seu interesse por viver.Desde o apoio a sua esposa(acamada) até conversas com ele.Essa era minha forma de ajudá-lo.Aos poucos consegui com que ele se aproximasse da unidade,da equipe.Ajudamos com a administração das medicações,com a forma de cuidar da sua esposa e sempre oferecendo apoio para o enfrentamento com o álcool.Contatos com a família continuamente,para que esses os apoiassem também,Aos poucos fomos percebendo que Srº D. se aproximava da gente.Começou a participar de grupo.Já caminhava mais.O encontrava tomando sol,conversando com vizinhos.Seu D. parecia voltar a vida.E o mais interessante foi que percebi que falar sobre promoção de saúde realmente funcionava.Finalmente a pressão de seu D. melhorava.
Infelizmente após o falecimento de sua esposa seu D. em poucos meses nos deixou,porém seu que naquele espaço de tempo que estivemos por perto sua vida teve um novo “ar”,com mais alegrias,com mais qualidade.
Não sei se é um final feliz ou triste.Sei que essa história mexeu e sempre mexerá muito comigo.

ACS Nivânia Maria Franco.
email:psfpan@gmail.com

...................................................................................................................................................................




O PSF Professor Antenor Nascentes é uma Unidade Básica de Saúde que abriga a Estratégia Saúde da Família.A inauguração oficial da unidade foi em 23 de dezembro de 2008.
Atualmente a unidade atende parte da comunidade do Lins de Vasconcelos,aproximadamente 3 mil habitantes.O atendimento é constituído em Clínicas Básicas com perfil de Saúde da Família sendo feito por 01 Equipe Saúde da Família e 01 equipe de Saúde Bucal.
O PSF Professor Antenor Nascentes possui atendimento nos seguintes serviços: Curativos,Farmácia,Visita Domiciliar,Coleta de Exames em Patologia Clínica,Coleta de Exame Citopatológico de Colo Uterino,Planejamento Familiar,Pré-Natal,Puericultura.Acolhimento Mãe-Bebê,Grupos de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças, Atividade de Educação em Saúde em diversos locais como creches,escolas,centros religiosos,residências.
Possui também atendimento nos programas de Hipertensão Arterial Sistêmica,Diabetes,Tuberculose,Hanseníase,Saúde da Criança,Saúde da Mulher,Saúde do Homem e Saúde do Idoso.O quadro de profissionais:Médico da Família,Enfermeiro da Família,Cirurgião Dentista da Família,Auxiliar de Saúde Bucal,Técnico de Saúde Bucal,Técnico de Enfermagem,Agentes Comunitários de Saúde,Técnico de Farmácia,Auxiliar Administrativo,Vigilantes e Equipe de Limpeza.
O principal objetivo desta unidade é orientar os usuários que a prevenção de doenças e a promoção de saúde são fundamentais para uma boa qualidade de vida,o que configura a saúde como um todo.
A unidade encontra-se no mesmo prédio da sede da Associação de Moradores,localizado na rua Antenor Nascentes,311, Lins de Vasconcelos. Rio de Janeiro.

"A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida."

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Antenor Nascentes, 311, Lins de Vasconcelos , CEP: 20710150

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefones

(21) 39762383

Tecnologia do Blogger.