sábado, 23 de março de 2013
Em referência ao dia Mundial de Combate à Tuberculose, o CMS Professor Antenor Nascentes debateu na unidade sobre esse tema que ainda pode ser pouco entendido na população.Com debates em sala de espera, palestra e informativos o dia foi marcado por muita informação para que ocorra a prevenção e detecção precoce de casos.
domingo, 17 de março de 2013
Dia Mundial de Combate à Tuberculose
No dia 22 de março será debatido sobre tuberculose com a comunidade da área e todos aqueles que quiserem participar.
O dia 24 de março é marcado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Um tema que devemos estar bem atentos uma vez que a prevalência de tuberculose ainda é alta no Brasil.
Mas afinal o que é tuberculose, como se previne e se trata?
" O que é?
Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Qual a causa?
Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Quais os sintomas?
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Como se transmite?
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa,portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.
Como tratar?
O tratamento à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.
Como se prevenir?
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de SIDA não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. "
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/dica_tuberculose.html
Semana Saúde na Escola.
Escola Municipal Senador João Lyra Tavares com téc.enf. Helaine, Drª Jasmim, ASB Roseli e TSB Rossana |
Pesando e medindo em Creche Municipal Odetinha Vidal de Oliveira |
Teste do Reflexo Vermelho |
ACS Jane, Drª Bianca, téc. enf. Helaine e Drª Jasmim na creche |
Teste de Snellen na escola |
Ensino fundamental debatendo sobre tabagismo |
Escola Municipal Senador João Lyra Tavares |
Creche Odetinha Vidal de Oliveira |
Na semana de 11 de março à 15 de março foi realizada a Semana da Saúde na Escola. Com o objetivo de promover ações que incentive a prevenção de Obesidade e Saúde Ocular e identifique alunos com alterações oculares e de IMC ( Índice de Massa Corporal), o CMS Professor Antenor Nascentes visitou a Escola Municipal Senador João Lyra Tavares e a Creche Municipal Odetinha Vidal de Oliveira. Além dessas ações, foi realizado realizado atividade para prevenção de uso de álcool, tabaco e outras drogas.
A semana terminou, mas o trabalho nas escolas e creches continua durante todo ano.
Visita: Credenciamento IUBAM.
Dia 12 de março recebemos as credenciadoras na etapa final da IUBAM. Foram entrevistadas gestantes, nutrizes e profissionais. A unidade foi avaliada com a intenção de perceber se a equipe promove, protege e incentiva a amamentação.Com muita alegria e satisfação, no fim da tarde de terça nos reunimos para saber o que devemos melhorar, apontando os principais objetivos. E a grande notícia nos foi dada: Somos agora Unidade Básica Amiga da Amamentação. Foi emocionante!
Agradecemos aos pacientes e todos aqueles que nos apoiaram para que conseguíssemos esse credenciamento.
Mas o que é IUBAM?
" A Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), tem por objetivo a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização das unidades básicas de saúde para a adoção dos "Dez Passos para o Sucesso da Amamentação" da IUBAAM. Essa Iniciativa delineia um importante papel de suporte que as unidades básicas de saúde, em conjunto com os hospitais, podem desempenhar a fim de tornar o aleitamento materno uma prática universal, contribuindo significativamente para a saúde e bem estar dos bebês, suas mães, família e comunidade local."
Fonte: http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=379
Fonte: http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=379
sexta-feira, 8 de março de 2013
segunda-feira, 4 de março de 2013
8 de março - Dia Internacional da Mulher
História
do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica
de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma
grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições
de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as
fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os
homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem,
para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente
de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência.
As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.
Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência
na Dinamarca,
ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da
Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas
somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das
Nações Unidas).
Nesta sexta-feira, venha comemorar conosco o Dia Internacional da Mulher e debater sobre as principais questões relacionadas à saúde feminina e o seu papel na sociedade!