CMS PROFESSOR ANTENOR NASCENTE

R. Antenor Nascentes, 311 - Lins de Vasconcelos,Rio de Janeiro - RJ,20710-150 Telefone: (21) 3976-2383
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Jéssica Fiaux de Almeida Duarte | CNES 6033121 - ESF: 01 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sábado, 27 de outubro de 2012

CAMPANHA FIQUE SABENDO COM NOVA DATA: 10 DE NOVEMBRO.

CAMPANHA FIQUE SABENDO COM NOVA DATA: 10 DE NOVEMBRO.



Remarcado para dia 10 de novembro, sábado, de 08:00h às 17:00h, ocorrerá no CMS Professor Antenor Nascentes, juntamente com todo o município, a  realização de  preventivos (coleta de exame citopatológico de colo uterino) e a Campanha Fique Sabendo. Mas o que seria essa Campanha? 
Mais de 460 municípios aderiram à campanha. Além de oferecer exames à população mais vulnerável ao HIV e Sífilis, como homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas, travestis e transexuais, a campanha também pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico verdadeiro, independentemente de sua sexualidade.Durante toda a Campanha a população pode procurar a unidade para a testagem de HIV e Sífilis,além das coletas agendadasdo exame preventivo.
Então vamos entender melhor como podem ser transmitidas essas doenças (HIV e Sífilis) e para que serve o preventivo?

Sífilis

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. 

Formas de contágio

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.
HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da SIDA (AIDS), ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.  E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe as células de defesa em busca de outras para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a SIDA (AIDS). Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. 

O vírus HIV pode ser transmitido:


• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo);

• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• De mãe para filho, durante a gestação, no parto e na amamentação;

• Por transfusão de sangue contaminado.
* É bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas.

O que é exame preventivo?
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical.

Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.Atarve´s dele é póssível detectar o vírus HPV.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.



Outubro Rosa: Debates,massagem e limpeza de pele na quadra de esportes,realizado com a equipe do CMS Professor Antenor Nascentes

Outubro Rosa: Debates,massagem e limpeza de pele na quadra de esportes,realizado com a equipe do CMS Professor Antenor Nascentes


Durante o mês de outubro as unidades de saúde e diversos setores públicos e privados chamam  atenção para um problema de Saúde Pública: o câncer de mama e o câncer de colo uterino.

A intenção é mobilizar a população sobre a prevenção do câncer de mama através de exames periódicos nas unidades de saúde.Outro ponto importante é a realização do exame citopatológico do colo uterino, mais conhecido com preventivo.Toda mulher que já tenha tido relação sexual deve realizá-lo anualmente. Após dois resultados negativos para neoplasia (câncer) deve-se repetir em 3 anos novo exame. É simples, rápido e detecta precocemente alterações que podem tornar-se câncer.

Para comemorar o Outubro Rosa o CMS fez multirões semanais de preventivos, além de no dia 26 de outubro realizar ações de alerta a população.Na quadra de esportes ocorreram palestras e debates sobre o câncer de mama e de colo uterino, massagem e limpeza de pele para as mulheres,com a parceria do  Instituto Valéria Vaz.

Por isso, mulheres e homens, vamos divulgar não só esse mês mas todos os meses a importância dos exames preventivos periódicos.
O outubro é rosa em homenagem às mulheres,mas todos os meses devemos lembrar dos cuidados preventivos com nossa saúde.

Dia das Crianças no CMS Professor Antenor Nascentes

Dia das Crianças no CMS Professor Antenor Nascentes

Equipe



Pula pula das crianças
Vamos brincar?














Dia 10 de outubro o CMS Professor Antenor Nascentes reuniu a criançada na quadra de esportes para brincar muito. Porque é isso que as crianças gostam.
Muita diversão com distribuição de brinquedos, pula pula,apresentação teatral,guloseimas e a alegria que toda criança é capaz de contagiar.

Até a equipe do CMS caiu na brincadeira e virou 
um pouquinho criança outra vez.

Dia de muita diversão!
                                                      Parabéns pelo dia 12 de outubro, Dia das Crianças!

Dia do Dentista

Dia do Dentista


Até bem pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulhinho de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos mais modernos,tratar de uma cárie já não assusta tanto.
O dentista é responsável pelo cuidado da Saúde Bucal ,não apenas restrito a tratar cáries ou extrair dentes, mas  realizando os procedimentos clínicos da Atenção Básica em Saúde Bucal, atenção integral em Saúde Bucal (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) individual e coletiva à todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos.Participa de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças. 

As primeiras referências a dentistas no Brasil datam do século XVII, a partir da carta régia de 09.11.1629, que autoriza e fiscaliza as pessoas que tiravam dentes, quase sempre barbeiros. No entanto, a primeira pessoa a ser citada como entendido em dentes é Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Em 1984, foi assinado o decreto 9.311,que criou os primeiros curso de graduação de odontologia no Brasil.Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou então a data oficial pra a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

Parabéns a todos os dentistas!

18 de outubro: Dia do Médico.

18 de outubro: Dia do Médico.


Dia de 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico. Em homenagem a essa data falaremos sobre o médico da Estratégia Saúde da Família.

O papel do médico na Estratégia Saúde da Família vai além de prescrever medicamentos e realizar consultas no ambulatório. Seguindo uma nova lógica de cuidado, o médico generalista deve atuar com a promoção de saúde, através de grupos, atividades no território e principalmente, compreendo o local onde trabalha, a realidade em que está inserido, o qual chamamos de Indicadores de Saúde.
Entender a saúde como um todo, lembrando sempre que não é ausência de doenças e sim bem estar físico, psicológico e social. E nesse contexto o médico atua, junto com os demais profissionais de saúde. Prevenindo doenças, proporcionando atividades que incentive a qualidade de vida, promovendo ações intersetoriais, onde o enfoque social seja trabalhado também.
Com isso,o médico sai um pouco de dentro do consultório e vai trabalhar a saúde  também em outros espaços.

Parabéns a todos os médicos!

Dia dos Agentes Comunitários de Saúde: 04 de outubro.

Dia dos Agentes Comunitários de Saúde: 04 de outubro.



Cada dia mais o Agente Comunitário de Saúde tem sido reconhecido e estabelecido seu papel fundamental na Saúde. O seu dia é comemorado em 04 de outubro e CMS Professor Antenor Nascentes escolheu as crianças para falarem sobre sua importância. No Grupo de Educação e Saúde a criançada falou sobre seu papel na Estratégia Saúde da Família.

E você? Sabe o papel fundamental desse profissional?

O ACS desenvolve ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita.Está em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando a promoção da saúde e a prevenção das doenças.Desenvolve também vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco. O Agente Comunitário de Saúde cadastra e acompanha todas as pessoas de sua microárea.


A equipe do CMS Professor Antenor Nascentes agradece todo o empenho desses queridos profissionais,em especial Jane, Leda, Nivânia, Flávia, Wandira e Márcia. Parabéns pelo seu dia!




Dia Nacional do Idoso

Dia Nacional do Idoso



O Dia Nacional do Idoso é comemorado no dia 27 de setembro.No CMS Professor Antenor Nascentes chamamos a população para comemorar essa dia.
Na sexta-feira, dia 05, realizamos um grande café-da-manhã, acompanhado de brincadeiras e discutindo um pouco sobre o que é ser idoso, as alegrias e problemas encontrados. Em clima de grande animação,os idosos contaram suas experiências e falaram de seus direitos.

Abaixo uma publicação sobre o Dia Nacional do Idoso:
"O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.
O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.
Segundo pesquisa do IBGE, em 1999, apenas 26,9% do total de idosos no País possui algum plano de saúde, sendo que em algumas regiões como o Nordeste essa taxa ainda cai para 13%. As mulheres são ainda mais afetadas, porque vivem mais tempo e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade.
Diante desse quadro, o governo brasileiro precisa elaborar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa mudança da pirâmide populacional."

(Fonte: Jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo-RJ).

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Antenor Nascentes, 311, Lins de Vasconcelos , CEP: 20710150

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefones

(21) 39762383

Tecnologia do Blogger.